skip to Main Content
Conheça RPA – A Revolucionária Tecnologia De Robotização De Processos

Conheça RPA – A Revolucionária Tecnologia de Robotização de Processos

O que é RPA?

Conheça a tecnologia que tem sido forte destaque no mercado mundial!

Robotic Process Automation (RPA) se destaca de automações comuns e tem se mostrado uma das grandes tendências do mercado. Automações geralmente usam frameworks e ferramentas dedicadas para um ou outro ambiente com objetivos bem específicos, executando ações mais digitais e menos humanas para executar tarefas. Uma automação robotizada se diferencia porque usa os mesmos meios e ainda executa as ações que seriam possíveis, até então, somente para os seres humanos.

Imagine um colaborador que chega às 9h em seu trabalho e precisa produzir importantes relatórios, diariamente, até às 12h. Ele acessa códigos transacionais no SAP – ERP – Enterprise Resource Planning empresarial, baixa mais de 3 arquivos enviados por e-mail, além de uma enorme base de clientes do seu sistema CRM – Customer Relationship Management web. Após isso, precisa cruzar diversas bases através de fórmulas no MS Excel, gerar tabelas dinâmicas e adicionar gráficos para a montagem da apresentação no MS Power Point. Sendo otimista, certamente, ele consome 2,5h diárias, equivalentes a 12,5 horas semanais, em média. Sendo que ele, obviamente, não é o único a trabalhar com todas essas atividades manuais. Através de RPA, é possível manipular escritas no teclado, mover o mouse, abrir aplicações e gerar serviços, que através de scripts robotizados, cada etapa manual será automatizada, inclusive agendada, para que antes de chegar ao trabalho, os relatórios já estejam prontos, aguardando a validação do colaborador. Nesse modelo, o colaborador possuirá mais tempo para analisar os relatórios e tomar melhores decisões de negócio. O enorme ganho operacional e de processo é justamente em evitar trabalhos repetitivos e manuais com 0(zero) erros. Em média, aumenta a produtividade em 80% e até, muitas vezes, 100%. Não há necessidade de criar integrações com bancos de dados nem passar por fortes burocracias de avaliações da área de TI, pois existem tecnologias de RPA que exigem a instalação de um simples aplicativo ou mesmo nenhuma instalação precisa ser realizada, sendo capaz de “emular”, inteiramente, o ser humano na máquina, ou seja, tudo que uma pessoa é capaz de fazer, um “robô” também pode, salvo algumas exceções. E o que é melhor: grandes tecnologias de RPA ou equivalentes são totalmente gratuitas e, portanto, não há cobrança de licenças de software.

Um ponto importante que a comunidade de RPA e grandes desenvolvedores do mercado têm focado é: a democratização do desenvolvimento. Esqueça linhas e linhas de código sem fim. As ferramentas líderes de RPA no mercado usam interfaces intuitivas e métodos de desenvolvimento que qualquer um é capaz de aprender. Só entra em código quem quiser ou em casos bem específicos.

Entretanto, RPA é mais do que desenvolver robôs (automações). Fazer uma automação não termina, nem começa o processo de RPA. Antes de construir automações, RPA é um processo de quebra de paradigma corporativo, que substitui as velhas horas de trabalhos manuais por execuções e gestões de processos totalmente robotizados, mudança de cultura organizacional e educação corporativa como um todo.

RPA envolve importantes pilares para a correta implantação:

  • Educação corporativa;
  • Governança;
  • Gestão da mudança; e
  • Desenvolvimento de um modelo centralizado de absorção.

Para que a implementação do RPA seja saudável e todo o processo seja sustentável, é preciso, antes de tudo, educar/preparar todas as equipes sobre o que é RPA e seus impactos de transformação.  Todos devem ser e se sentir parte da mudança.

Nesse sentido, uma governança robusta deve dirigir o processo, sempre de olho em como sustentar o que for desenvolvido e manter a qualidade do serviço que já era produzido. O processo deve ser olhado no formato end-to-end (de ponta a ponta) e estar em constante avaliação. Junto a isso, o ideal é que se forme um Centro de Excelência(CE) de RPA: um modelo centralizado de uma equipe dedicada ao processo e desenvolvimento de RPA, composta por pessoas que entendem dos processos da empresa e pessoas com perfil de tecnologia que, juntamente, são responsáveis por toda a governança, infraestrutura e sustentabilidade da célula.

Unindo esses fatores, temos RPA de verdade e assertivo – desenvolvimento sustentável com governança e gestão.

Dicas:

  • A Go Live Tech é uma consultoria, altamente, especializada em tecnologias de processos com atuação no formato end-to-end (de ponta a ponta), tendo forte experiência em RPA, automatizações de processos e implantação de Centros de Excelência (CoE). Nosso grande diferencial é, além do conhecimento das principais plataformas de RPA, a grande especialização em tecnologias de inteligência artificial, inclusive com foco também para pequenas e médias empresas
  • Para conhecer nosso modelo exclusivo de Robotização como Serviço (RaaS), acesse: https://golivetech.com.br/robotizacao-como-servico/
  • Para entender mais detalhes da metodologia de consultoria de otimização e automatização de processos da Go Live Tech, acesse: https://golivetech.com.br/consultoria/
  • Para maiores informações sobre RPA e formação de Centros de Excelência em automatização e robotização, baixe nosso e-book, gratuitamente: https://golivetech.com.br/downloads-7-passos/
  • RPA & IA Brasil, maior comunidade de Robotização do Brasil. Para participar, basta acessar nosso grupo do Telegram: RPA & IA Brasil by Go Live Tech.
This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
error: A cópia deste conteúdo está bloqueada.