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Você é Tão Produtivo Quanto imagina Em Suas Reuniões?

Você é tão produtivo quanto imagina em suas reuniões?

Pode parecer dicotômico porém, para para muitas pessoas, fazer reuniões é sinônimo de improdutividade, perda de tempo e um dos ítens de maior stress no dia a dia. Aposto que muitos de vocês já terminaram o dia pensando e até mesmo comentando com amigos e familiares: “nossa, tive uma reunião hoje daquelas… me deixou tão estressado!” ou “não entendi o objetivo daquela reunião” ou “que falta de respeito, tive uma reunião hoje que atrasou mais 40 minutos e com isso tive que desmarcar outros compromisso tão importantes quanto agendados na sequência” e a mais clássica de todas “opa! mais reunião? nem sei do que se trata e nem sei se é para eu estar aqui… mas vamos lá, não é?

A partir destas perguntas e de tantas outras relacionadas ao tema, gostaria que pensassem brevemente sobre algumas perguntas, que aparentemente  parecem simplórias, porém faz total diferença para se evitar desgaste em reuniões: “E se eu me preparasse e planejasse melhor minha reunião? Seu eu descrevesse o objetivo, de forma clara, da minha reunião?”, “Se eu preparasse uma pauta factível de ser cumprida no tempo proposto da reunião?”, “Será que preciso convocar todas estas pessoas?

Uma das formas de se preparar (sim, preparar!) para um reunião é criar um check-list sobre itens que serão abordados. Assim, além de tornar o prepare da reunião algo muito mais simples e rápido, evitando perda de tempo dos todos os envolvidos (pode ser incluir nesta) e uma cobertura, de fato, sobre os tópicos a serem abordados na reunião. Para entender melhor o que estou falando, leia o artigo publicado na revista Havard Business Review.

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